Toda ideia sonhada pode ser realizada, mas nada se constrói por acaso, principalmente MARCAS. Uma marca não se faz do dia para a noite. Sonhar e realizar tem tempo certo, meios e métodos. Tem regras naturais! Tudo pode ajudar a construir ou destruir sua reputação.

É preciso reconhecer o tempo das coisas, entender os propósitos, saber atribuir valores exatos, para que o crescimento aconteça como uma consequência inevitável.

Por isso, nosso trabalho é projetar passos coerentes para a construção de cada etapa da marca, da criação até o seu fim.
Sim, marcas também acabam e precisam ser recicladas!

Dizia o modernismo que, a forma estava subordinada à função, e isso se tornou um dogma no mundo dos negócios, dando a impressão de que tudo era para sempre, mas o fato é que, hoje vivemos um outro espírito do tempo e nem sempre esta “função” está clara para as empresas.
É preciso que a forma nos ajude a dar clareza aos pensamentos.
É aí que a Atributo entra!

Propaganda
não é a alma
do negócio.

É a alma do negócio que precisa ser propagada.

Todo negócio tem uma alma, um propósito!
Nesta linha de pensamento, surgiu em 17 de janeiro de 2001 a Atributo Comunicação, como uma agência de publicidade.
O nome foi escolhido exatamente por se tratar da característica que demonstra a qualidade própria de um ser, ou seja, a soma das nossas qualidades define a nossa marca no mundo.
Para nós da Atributo, essa era, e ainda é, a verdadeira essência da comunicação.

Desde então, a comunicação ganhou novas frentes, a tecnologia evoluiu e as relações encontraram novos caminhos. Porém, a comunicação continua sendo dialogar, conviver, fortalecer laços e conquistar amigos.
Nessa toada, percebemos que comunicar não era um fator isolado, e jamais exclusividade de áreas como a da publicidade e propaganda, era preciso ampliar essa visão, era preciso ver COMUNICAÇÃO EM TUDO.

Por isso nos tornamos um estúdio de branding. Entendemos que, cada cliente necessita de um caminho específico, e que as vezes a solução está somente na propaganda, porém, muitas vezes é necessário relacioná-la a outras áreas, provendo outras experiências de marcas, através da forma de pensar o design (designthinking).

Assim pensamos e por isso lutamos

Ideias são sonhos possíveis de concretizar, mas não sem um “sacro-ofício” e compromisso das partes envolvidas.
Construir marcas para a Atributo é um trabalho que passa pelo aprender a sonhar os sonhos dos outros, pelo compreender a cultura e apoiar a construção no que tange a simbolizar e comunicar. Isso não acontece rápido, nem possui fórmula pronta, é trabalho do dia a dia que se apoia no tempo, na criatividade, na organização, no diálogo franco e principalmente no reflexo da verdade.
Quando isso acontece, mais e mais pessoas sonham juntas e promovem o que se chama sucesso.

Na prática como funciona o serviço da Atributo:

 

Nosso trabalho contemporâneo se traduz em criar projetos dentro da área da comunicação, design gráfico e environmental graphic design (sinalização arquitetônica), ajudando nossos clientes a gestar nome, reputação e identidade visual.

Tratamos cada ação de comunicação como um projeto com começo meio e fim. Cada projeto tem sua linguagem construída em minúcias e é avaliado após sua realização. Podendo ser reaplicado, recuperado ou até revisado de acordo com o resultado.

Inúmeros projetos são resultado de anos de relacionamento com nossos clientes, resumindo-se em um trabalho de gestão da marca.

Quando devo procurar a Atributo?

 

Há muitos motivos para fazer um trabalho de branding. Os motivos mais comuns são, quando uma situação latente pede uma ação que pode ser descrita pelas frases a seguir:

Estou abrindo uma empresa e quero que as pessoas me reconheçam de forma autêntica e profissional;
O nome da minha empresa confunde mais do que esclarece o que fazemos;
Tenho que trocar minha identidade por conta de conflito de marca;
Os clientes me acham antiquado;
Não tenho relação nenhuma com a web, mas preciso iniciar;
Preciso comemorar o longo tempo de empresa. Quero fazer algo memorável;
Estamos lançando um empreendimento imobiliário e queremos ter uma identidade única para nosso plantão de venda, comunicação e identidade do local;
Preciso criar materiais para informar meus colaboradores e assim melhorar a cultura corporativa de minha empresa;
Tenho um produto novo que precisa de marca, embalagem e identidade;
Estou indo para um novo local e queria alinhar a arquitetura do local a minha identidade de marca;
Tenho mais serviços do que meus clientes conhecem. Eles só contratam o serviço principal;
Meu cliente já não se interessa mais por minha marca;
Ninguém sabe quem somos;
Invisto bastante em redes sociais, mesmo assim não estou vendendo nada;
Tenho um projeto que precisa de identidade profissional para que ele fique visualmente interessante a investidores;
Vou reformar minha loja, mas quero uma arquitetura que considere o dia a dia da necessidade de comunicar aos meus clientes;
Tenho muitos produtos, cada um com uma cara. Queria dar unidade;
Mudamos de ramo, portanto, o nome da minha empresa já não serve mais para o nosso negócio atual;
Realizamos uma fusão;
Os clientes têm uma expectativa muito grande e se frustram quando entrego meu produto;
Minha identidade não está em posição de igualdade com meus concorrentes;
Acho que preciso renovar minha marca;
Quero ter um canal de relacionamento com meus clientes para que eles saibam o que faço sempre;
Quero ter um departamento de propaganda interno ou contratar uma agência terceira, mas antes gostaria de montar um plano de comunicação mais claro.
Sou profissional autônomo há um bom tempo, mas estou limitado ao que consigo produzir, preciso transformar isso em uma marca para agregar outros parceiros;
Meus clientes compram pela minha credibilidade pessoal, mas não reconhecem minha marca;
A minha empresa não tem identidade nenhuma. Cada vez se apresenta diferente e meus clientes não nos reconhecem como unidade;
Quero atrair um mercado novo, mas não sei como me apresentar;
Quero franquiar meu negócio, preciso de um fornecedor que me ajude a montar os padrões visuais do meu negócio.

Quem faz a Atributo?

Arison Nakazato Sonagere é o nome por trás da Atributo. Profissional com larga experiência de mercado e que possui uma grande rede de parceiros em diversas áreas relacionadas.

Conheça um pouco mais do currículo desse profissional:

 

• Paulistano, nascido em 1977, formou-se em publicidade e propaganda pela Unitau – 2000 e arquitetura e urbanismo pela Anhanguera – 2020, pós graduou-se com MBA em gestão empresarial avançada pela FAAP – 2008;

• Atua há mais de 30 anos no mercado, nas áreas da criatividade, design e do planejamento criativo. Iniciou sua carreira em 1991 em um bureau de produção gráfica, passou pela criação de agências de publicidade do Vale do Paraíba desde a assistência de arte, direção de arte e finalmente direção de criação, onde participou da construção de importantes marcas regionais, como: Oscar Calçados, Comevap, Rede Farmavale, WK Diagnose, Lojas Nellise, Imobiliária Danelli, entre outras.
Destaca-se também os trabalhos de criação de marcas e design para o Jacareí Shopping, Posto 7 estrelas, Ciro Textil, Transportadora Tadex, residenciais San Marco e Colonial Village II, Laboratório de Análises Clínicas SACE, Colégio Joseense e Colégio Basic.

• Profissional premiado no XXI prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo com o comercial “míope” e com o título de “melhor planejador” no prêmio Profissionais de Comunicação do Vale do Paraíba (comemoração aos 30 anos da Comunicação Social da Unitau). Sua agência Atributo, recebeu o prêmio da Revista Lettering (2013) na categoria case alternativo com a ação “revolução das crianças” para as lojas Nelise de Caçapava.

• Foi sócio aos 24 anos de idade de uma das mais tradicionais agências de São José dos Campos, no interior do estado de São Paulo, e em 2001 fundou a Atributo em Taubaté onde atua desde então.

• É docente na área desde 2010, nas disciplinas relacionadas à Criatividade, Design e Gestão de Marcas nos cursos de publicidade e propaganda das Faculdades Anhanguera, unidades Taubaté e São José dos Campos. E, entre os anos 2019 e 2020 foi coordenador do curso de Publicidade e Propaganda (2019-2020) e do curso de Administração (2020) na Anhanguera de São José dos Campos.

Uma estrutura própria para criar

Desde 2010 a Atributo possui sede própria. Hoje nosso estúdio fica no portal da Mantiqueira em um sobrado de esquina com fachada de vidro com visão para a praça central do bairro. Um lugar, propício para o desenvolvimento dos mais diversos projetos voltados a criatividade.