Toda ideia sonhada pode ser realizada, mas nada se constrói por acaso, principalmente MARCAS. Uma marca não se faz do dia para a noite, sonhar e realizar tem tempo certo, meios, métodos, tem regras naturais! Tudo pode ajudar a construir ou destruir sua reputação.

É preciso reconhecer o tempo das coisas, entender os propósitos, saber atribuir valores exatos, para que o crescimento aconteça como uma consequência inevitável.

Por isso, nosso trabalho é projetar passos coerentes para a construção de cada etapa da marca, da criação até o seu fim. 
Sim, marcas também acabam e precisam ser recicladas!

Dizia o modernismo que, a forma estava subordinada à função, e isso se tornou um dogma no mundo dos negócios, dando a impressão de que tudo era para sempre, mas o fato é que, hoje vivemos um outro espírito do tempo e nem sempre esta “função” está clara para as empresas.
É preciso que a forma nos ajude a dar clareza aos pensamentos.
É aí que a Atributo entra!

Propaganda
não é a alma
do negócio.

É a alma do negócio que precisa ser propagada.

Todo negócio tem uma alma, um propósito!
Nesta linha de pensamento, surgiu em 17 de janeiro de 2001 a Atributo Comunicação, como uma agência de publicidade.
O nome foi escolhido exatamente por se tratar da característica que demonstra a qualidade própria de um ser, ou seja, a soma das nossas qualidades define a nossa marca no mundo.
Para nós da Atributo, essa era, e ainda é, a verdadeira essência da comunicação.

Desde então, a comunicação ganhou novas frentes, a tecnologia evoluiu e as relações encontraram novos caminhos. Porém, a comunicação continua sendo dialogar, conviver, fortalecer laços e conquistar amigos.
Nessa toada, percebemos que comunicar não era um fator isolado, e jamais exclusividade de áreas como a da publicidade e propaganda, era preciso ampliar essa visão, era preciso ver COMUNICAÇÃO EM TUDO.

Por isso nos tornamos um estúdio de branding. Entendemos que, cada cliente necessita de um caminho específico, e que as vezes a solução está somente na propaganda, porém, muitas vezes é necessário relacioná-la a outras áreas, provendo outras experiências de marcas, através da forma de pensar o design (designthinking).

Assim pensamos e por isso lutamos

Ideias são sonhos possíveis de concretizar, mas não sem um “sacro-ofício” e compromisso das partes envolvidas.
Construir marcas para a Atributo é um trabalho que passa pelo aprender a sonhar os sonhos dos outros, pelo compreender a cultura e apoiar a construção no que tange a simbolizar e comunicar. Isso não acontece rápido, nem possui fórmula pronta, é trabalho do dia a dia que se apoia no tempo, na criatividade, na organização, no diálogo franco e principalmente no reflexo da verdade.
Quando isso acontece, mais e mais pessoas sonham juntas e promovem o que se chama sucesso.

Na prática como funciona o serviço da Atributo:

 

Nosso trabalho contemporâneo se traduz em criar projetos dentro da área da arquitetura, comunicação e design, ajudando nossos clientes a gestar nome, reputação e identidade visual.

Tratamos cada ação de comunicação como um projeto com começo meio e fim. Cada projeto tem sua linguagem construída em minúcias e é avaliado após sua realização. Podendo ser reaplicado, recuperado ou até revisado de acordo com o resultado.

Inúmeros projetos são resultado de anos de relacionamento com nossos clientes, resumindo-se em um trabalho de gestão da marca.

Quando devo procurar a Atributo?

 

Há muitos motivos para fazer um trabalho de branding. Os motivos mais comuns são, quando uma situação latente pede uma ação que pode ser descrita pelas frases a seguir:Há muitos motivos para fazer um trabalho de branding. Os motivos mais comuns são, quando uma situação latente pede uma ação que pode ser descrita pelas frases a seguir:

• Estou abrindo uma empresa e quero que as pessoas me reconheçam de forma autêntica e profissional;

• Tenho um produto novo que precisa de marca, embalagem e identidade;

• Tenho muitos produtos, cada um com uma cara. Queria dar unidade;

• Estou indo para um novo local e queria alinhar a arquitetura do local a minha identidade de marca;

• Sou profissional autônomo há um bom tempo, mas estou limitado ao que consigo produzir, preciso transformar isso em uma marca para agregar outros parceiros;

• A minha empresa não tem identidade nenhuma. Cada vez se apresenta diferente e meus clientes não nos reconhecem como unidade;

• Tenho mais serviços do que meus clientes conhecem. Eles só contratam o serviço principal;

• O nome da minha empresa confunde mais do que esclarece o que fazemos;

• Mudamos de ramo, portanto, o nome da minha empresa já não serve mais para o nosso negócio atual;

• Meus clientes compram pela minha credibilidade pessoal, mas não reconhecem minha marca;

• Tenho que trocar minha identidade por conta de conflito de marca;

• Realizamos uma fusão;

• Meu cliente já não se interessa mais por minha marca;

• Os clientes me acham antiquado;• Ninguém sabe quem somos;

• Os clientes têm uma expectativa muito grande e se frustram quando entrego meu produto;

• Não tenho relação nenhuma com a web, mas preciso iniciar;

• Invisto bastante em redes sociais, mesmo assim não estou vendendo nada;• Minha identidade não está em posição de igualdade com meus concorrentes;

• Acho que preciso renovar minha marca;

• Preciso comemorar o longo tempo de empresa. Quero fazer algo memorável;

• Tenho um projeto que precisa de identidade profissional para que ele fique visualmente interessante a investidores;

• Quero atrair um mercado novo, mas não sei como me apresentar;

• Estamos lançando um empreendimento imobiliário e queremos ter uma identidade única para nosso plantão de venda, comunicação e identidade do local;

• Vou reformar minha loja, mas quero uma arquitetura que considere o dia a dia da necessidade de comunicar aos meus clientes;

• Quero ter um canal de relacionamento com meus clientes para que eles saibam o que faço sempre;

• Preciso criar materiais para informar meus colaboradores e assim melhorar a cultura corporativa de minha empresa;

• Quero ter um departamento de propaganda interno ou contratar uma agência terceira, mas antes gostaria de montar um plano de comunicação mais claro.

• Quero franquiar meu negócio, preciso de um fornecedor que me ajude a montar os padrões visuais do meu negócio.

Quem faz a Atributo?

Arison Nakazato Sonagere é o nome por trás da Atributo. Profissional com larga experiência de mercado e que possui uma grande rede de parceiros em diversas áreas relacionadas.

Conheça um pouco mais do currículo desse profissional:

 

• Paulistano, nascido em 1977, formou-se em publicidade e propaganda pela Unitau – 2000 e arquitetura e urbanismo pela Anhanguera – 2020, pós graduou-se com MBA em gestão empresarial avançada pela FAAP – 2008;

• Atua há mais de 30 anos no mercado, nas áreas da criatividade, design e do planejamento criativo. Iniciou sua carreira em 1991 em um bureau de produção gráfica, passou pela criação de agências de publicidade do Vale do Paraíba desde a assistência de arte, direção de arte e finalmente direção de criação, onde participou da construção de importantes marcas regionais, como: Oscar Calçados, Comevap, Rede Farmavale, WK Diagnose, Lojas Nellise, Imobiliária Danelli, entre outras.
Destaca-se também os trabalhos de criação de marcas e design para o Jacareí Shopping, Posto 7 estrelas, Ciro Textil, Transportadora Tadex, residenciais San Marco e Colonial Village II, Laboratório de Análises Clínicas SACE, Colégio Joseense e Colégio Basic.

• Profissional premiado no XXI prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo com o comercial “míope” e com o título de “melhor planejador” no prêmio Profissionais de Comunicação do Vale do Paraíba (comemoração aos 30 anos da Comunicação Social da Unitau). Sua agência Atributo, recebeu o prêmio da revista lettering (2013) na categoria case alternativo com a ação “revolução das crianças” para as lojas Nelise de Caçapava.

• Foi sócio aos 24 anos de idade de uma das mais tradicionais agências de São José dos Campos, no interior do estado de São Paulo, e em 2001 fundou a Atributo em Taubaté onde atua desde então.

• É docente na área desde 2010, nas disciplinas relacionadas à Criatividade, Design e Gestão de Marcas nos cursos de publicidade e propaganda das Faculdades Anhanguera, unidades Taubaté e São José dos Campos. E, entre os anos 2019 e 2020 foi coordenador do curso de Publicidade e Propaganda (2019-2020) e do curso de Administração (2020) na Anhanguera de São José dos Campos.

Uma estrutura própria para criar

Desde 2010 a Atributo possui sede própria. Hoje nosso estúdio fica no portal da Mantiqueira em um sobrado de esquina com fachada de vidro com visão para a praça central do bairro. Um lugar, propício para o desenvolvimento dos mais diversos projetos voltados a criatividade.