Lojas Nellise

Branding

SOBRE O PROJETO

Unidade reposicionada
Reposicionar uma marca não é tarefa fácil. Leva tempo e investimento. Quatro marcas então… Este foi o desafio entregue àAtributo Branding pelas lojas Nellise Calçados, Nellise Kids, Pega Pega e Pontão Calçados.

Após uma grande avaliação de cenário foi percebido a possibilidade de unificar as marcas debaixo de uma única marca guarda-chuva.
Um projeto que levou alguns anos para ser implantado, mas que ao ter sucesso acelerou o crescimento de todas as marcas juntas e criou uma rede forte na pequena cidade de Caçapava – SP.

Arquitetura de marca
Para implantar o projeto de marca guarda-chuva, foi fundamental organizar as marcas do Grupo Nellise a partir de um brandbook, o que determinou funções e desenhou estratégias de negócios além do design. Este processo chamado arquitetura de marca ajudou a todos os envolvidos a estarem alinhados e comprometidos com um único objetivo: o fortalecimento da marca de varejo Lojas Nellise.

Comunicação no centro da estratégia 

Mídias que possibilitavam a unificação das marcas foram eleitas em nossa estratégia para receber atenção especial no contato com o público final, fazendo com que naturalmente estes consumidores se relacionassem sempre com as 4 marcas juntas e entendessem o sentido da marca guarda-chuva. Alguns projetos receberam, inclusive, apoio financeiro de parceiros das indústrias no formato da comunicação.

Contexto sustentável

As marcas do grupo Nellise aos poucos foram recebendo atribuições de valores sociais e sustentáveis, com foco na educação ambiental, financeira e de participação social. Nas marcas mais relacionadas ao público infantil esta atitude foi fundamental para rejuvenescer o contato com o nosso público futuro e preparar a marca para o espirito do tempo atual.

 

 

FICHA TÉCNICA

Cliente: Grupo Nellise
Local: Caçapava, SP
Anos: 2010 – 2014
Serviços realizados:
• Diagnóstico da marca, definição de propósito e estratégia de marca;
• Criação da arquitetura da marca;
• Criação das assinaturas visuais e identidade;
• Criação da marca guarda-chuva Lojas Nellise;
• Criação de slogan ;
• Campanhas publicitárias para desenvolvimento do conceito de marca guarda-chuva;
• Projetos editoriais: Revista Nellise e Nelinho Kids
• Aplicação de identidade em materiais institucionais e de apoio a implantação de design de interiores;
• Atribuição de valores sustentáveis à construção de marca;
• Acompanhamento e avaliação de pesquisa sobre a imagem da marca;
• Criação do brandbook da marca definindo unidade visual da rede;
• Consultoria à implantação de um departamento interno de comunicação.
Imagens: acervo Atributo Branding

PREMIAÇÃO

Uma das ações de comunicação criada pela Atributo para as Lojas Nellise foi a ganhadora do prêmio, mídia alternativa, da Revista Lettering de comunicação. A ação promoveu a consciência social e sustentável durante as comemorações ao dia das crianças, através de um “protesto” das crianças contra os “presentinhos”.

 

“Chegamos na Atributo Branding em um momento em que precisávamos melhorar o nosso posicionamento como marca além da necessidade de valorização da nossa identidade.
Além de nos ajudar com estas questões, a Atributo foi além. Tínhamos 4 lojas de segmentos diferentes na cidade, eo nosso investimento em propaganda precisava ser melhor aproveitado. Então eles nos ajudaram a implantar uma marca única que centralizou a comunicação e fortaleceu todas as lojas de uma só vez.

Hoje, a marca guarda-chuva “Lojas Nellise” é uma realidade, uma marca forte que endossa todas as nossas lojas. Isso gera sinergia, proteção à marca, parceria entre os nossos colaboradores e, principalmente relacionamento com os nossos clientes.

Acreditar nesse projeto nos trouxe muita sorte e sucesso!”

Thales Duarte

CEO, Lojas Nellise

Conheça outros projetos: