Colégio Joseense

SOBRE O PROJETO

Promessa renovada
Ao completar 25 anos de existência, o Colégio Joseense contratou a Atributo Branding para o desafio de resgatar a promessa de sua marca, em simbolismo e estética, deixando-a mais moderna, sem perder seus valores e perfil de escola tradicional.

Uma marca forte
Para cumprir com o propósito do projeto foi necessário recriar uma marca que simbolizasse a proteção da educação tradicional, referenciada nos três pilares de virtudes da escola: Respeito, Prática e Harmonia

A partir disso, foram aplicados a uma série de projetos específicos de design, incluindo programação visual do ambiente e, como parte do projeto de expansão da marca, o desenvolvimento de um padrão visual para fachadas das unidades, respeitando a arquitetura já existente, unificando a identidade entre elas.
Em um guideline específico, os uniformes receberam atenção especial. Foram desenhados com modelos diversos, para alunos, professores e administrativos, em versões de inverno, verão e esportivo.
Foram feitas aplicações de marca à quimonos, mochilas, estojos, agendas e acessórios.
Para completar, foram feitos materiais institucionais de uso em secretaria. Criamos campanhas de publicidade interna, como os jogos escolares e mídias próprias de relacionamento através de editoriais para diferentes pontos de contatos.

Um olhar para o audiovisual
Um projeto de valorização da tradicionalidade também foi constituído entre as ações de comemoração aos 30 anos da escola.
Storytellings em vídeo chamados “a escola da sua vida” retrataram as historias verdadeiras de pessoas com relacionamento com a escola, promovendo o envolvimento e relacionamento com a sociedade. Uma forma de divulgação em um contexto mais amplo que o publicitário tradicional.

• Diagnóstico da marca (2015);
• Definição de propósito (2015);
• Criação simbólica da assinatura visual e identidade (2015);
• Criação de slogan (2015);
• Guideline de uniformes (2015);
• Campanha comemorativa de 25 anos do colégio (2015);
• Aplicação em materiais institucionais (2015/2016/2017/2019);
• Projeto de programação visual e sinalização adequado à arquitetura (2016);
• Projeto de editoriais: Revista Joseense e Joseense News (2016/2017);
• Projeto de expansão: unificação das unidades I e II (2019);
• Campanha de comunicação Joseense CUP (2019);
• Projetos audiovisuais institucionais (2019).


Cliente:
 Colégio Joseense
Local: São José dos Campos, SP
Ano: 2015 – 2020
Design: Arison Nakazato
Roteiro: Arison Nakazato / Raquel Marques
Fotos e Vídeo: Raquel Marques / acervo Atributo
Edição: Bruno Urzua