São atividades que envolvem criação, produção, edição e direção nos campos tanto do rádio como também da televisão. O profissional deste ramo tem como principal aspecto o envolvimento na elaboração e veiculação de programas dos mais variados conteúdos e formatos, por exemplo, esportivos, jornalísticos, variedades, reportagem e por último até a dublagem. Vale ressaltar que há atividades reservadas a atores e jornalistas.
Cabe ainda a este profissional a montagem da programação da emissora, redigir roteiros, chefiar equipes de gravação e orientar a contratação de mão de obras para a montagem de cenários. Pode trabalhar em emissoras de rádio e TVs comerciais ou comunitárias, produtoras de vídeo, agência de publicidade, e mais atualmente, fazem também criação de programas para a transmissão pela mídia eletrônica.

Termômetro do mercado de trabalho

A rápida disseminação de transmissões em áudio e vídeo, por meio da internet, continua a estabelecer o bom mercado para que é bacharel nesta área. Atualmente vários órgãos, como ONGs e sindicatos, vêm diversificando o tipo de atuação lançando mais canais de áudio, isto não conta com os portais, que há um bom tempo mantêm esta natureza de serviço e necessita cada vez mais de profissionais.
Porém, para obter destaque neste ramo é necessário que você seja um profissional completo, ou seja, que saiba filmar, escrever e editar. Indivíduos que possuem apenas uma especificação estão cada vez menos solicitados. Quanto à questão das regiões propícias para este mercado, o eixo- Rio – São Paulo ainda continua com as melhores ofertas, mas a Região Sul também vem apresentando ótimas propostas para atuação. O mercado nordestino está começando a ser fomentado com emissoras instaladas em Natal, Recife e Salvador.

Salário inicial: R$1.000,00 (5 horas diárias, no interior e litoral) e R$ 1.593,00 (5 horas diárias, na capital). Fonte: Sindicado dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

A Atributo Comunicação também está inserida neste mercado. Conheça seus serviços para esta área que está cada vez mais em destaque.