Antes de explicarmos as diferenças entre Comunicação Pública e Propaganda Política, vamos, aqui, colocar algumas definições sobre estes temas:

A Comunicação Pública ocorre no espaço formado pelos fluxos de informação e de interação entre agentes públicos e atores sociais (governo, Estado e sociedade civil, inclusive partidos, empresas, terceiro setor e cada cidadão individualmente) em temas de interesse público (BRANDÃO in DUARTE, 2009, p.2).

Já na Propaganda política, na acepção brasileira, é a utilização de meios de marketing, notadamente impressos, televisão e rádio, para a divulgação de ideários político-partidários e para angariar votos. Sendo o termo propaganda política um gênero cujas espécies são a propaganda eleitoral, a propaganda intrapartidária e a propaganda partidária. (Wikipédia).

A comunicação pública no primeiro setor, público, governamental, nunca teve seu reconhecimento tão valorizado como nos atuais dias. Esta comunicação pode ser efetuada por um profissional de relações públicas, e seu principal objetivo é manter o elo de comunicação eficiente com os munícipes. Logo, vocês entenderam o porquê da utilização da palavra munícipe.

No terceiro setor, este tipo de comunicação segue o mesmo preceito de eficiência como descrito acima. Nesta há a prestação de contas, seja no primeiro ou terceiro setor, ela é mais informativa e jornalística. Para instituições ou poder público, aquela precisa ser transparente e sempre trabalhar com a verdade, dados reais. Seu público pode ser definido como o cidadão.

Esta preocupação não existe na propaganda política, pois seu objetivo é ser comercial, vender o candidato como produto. O target desta é o eleitor. Aquele que vai comprar ou confiar na ideia do candidato apresentado pelas técnicas do marketing político.

Ficou bem claro a diferença entre munícipe ou cidadão e eleitor. Enquanto aqueles precisam de informações reais, concretas e verdadeiras, uma prestação de contas, o último é conduzido a confiar nas qualidades e ideias de um produto com os benefícios que lhe são apresentados.

Um exemplo de trabalho de comunicação pública foi feito para a Eco Sistema, ONG com vistas a preservar o meio ambiente utilizando-se de projetos sócio-ambientais, gerido e gerenciado pela Atributo Comunicação Estratégica.